segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa

Emagrecer porquê?

Emagrecer de forma saudável tornou-se um imperativo se considerarmos que a obesidade afecta mais de um bilião de pessoas no mundo inteiro, em especial na Europa e EUA, caracterizando-se por um desequilíbrio entre a ingestão e o dispêndio de energia no organismo, afectando a saúde e provocando um aumento anormal da massa corporal.
Estima-se que 30 % da população ocidental apresenta já sintomas de obesidade, prevendo-se que dentro de 10 anos, 50% sofra de excesso de peso.
Considerada pela OMS a epidemia do séc. XXI, a obesidade é uma doença crónica que não distingue sexo nem idade, reduz dramaticamente a qualidade de vida e o bem estar, provoca elevadas taxas de mortalidade e constitui um importante factor de risco para outras doenças como a hipertensão, diabetes, e outras.
Para emagrecer, existem inúmeros produtos e medicamentos que ajudam a perder peso e que reduzem os sintomas da obesidade sem que contudo actuem ao nível da causa do excesso de peso.

Causas da Obesidade

A Obesidade e o excesso de peso resultam de sucessivos e numerosos desequilíbrios energéticos entre as energias ingeridas e as energias dispendidas.
Para adoptar um programa para emagrecer eficaz, é indipsensável identificar o desequilíbrio que está na origem da obesidade o qual é determinado por factores complexos de ordem genética, cultural, comportamental e metabólica.
Para emagrecer de forma duradoura a Medicina Chinesa dispõe de estratégia milenar para o diagnóstico e eliminação das perturbações funcionais que estão na origem do excesso de peso.

Riscos da Obesidade

Existem factores de risco que potenciam a obesidade, os quais numa estratégia para emagrecer importa identificar e minimizar os seus efeitos.
Vida sedentária
Ambiente social e profissional
Educação e hábitos alimentares
Predisposição genética
Gravidez ou menopausa
Compulsividade

Consequências da Obesidade

Emagrecer de forma saudável e duradoura assume importância acrescida se considerarmos as consequências da obesidade mais comuns:
Doenças cardiovasculares – hipertensão, insuficiência cardíaca, arteriosclerose.
Doenças do metabolismo – diabetes, gota, tolerância á glicose.
Doenças respiratórias – insuficiência respiratória, fadiga, apneia (ressonar), embolismo pulmonar.
Aparelho urinário e reprodutor – infertilidade, impotência, incontinência, carcinoma da mama e da próstata.
Doenças gastro - intestinais.
Ostreartoses, hérnias, enjoos e sensação de desequilíbrio.
Discriminação e isolamento social.
Depressão, fraca auto estima, ausência de objectivos .

Emagrecer com a Medicina Chinesa

Emagrecer com a Medicina Chinesa é um processo individualizado e ajustado ao estado de saúde de cada pessoa.
O Programa Emagrecimento é iniciado após um diagnóstico para avaliação do estado de saúde e para a determinação das causas do excesso de peso.
Com o check up e com a identificação dos objectivos e metas a alcançar, é preparado o programa terapêutico individualizado para emagrecer , com utilização exclusiva de métodos e produtos naturais, tendo em vista o reequilíbrio natural do peso e da saúde e o livre fluxo das energias yin e yang do corpo.
A opção pelo programa emagrecimento mais adequado decorre de um diálogo com o Especialista em Medicina Chinesa, da avaliação das metas de cada pessoa e das alternativas possíveis.

Medicina Chinesa com competências próprias no tratamento da obesidade.


No nosso centro, além da Medicina Chinesa, dispomos de variados metodos para que possa emagrecer de uma forma eficaz e saudavel. Informe-se qual a mais indicada para si.

Marque uma consulta gratuita e sem compromisso.

Medicina Tradicional Chinesa

Prevenção de Doenças

A Medicina Chinesa, também chamada Medicina Tradicional Chinesa - MTC é um método terapêutico com mais de 5 mil anos, que analisa cada paciente nas vertentes físicas e psíquicas em simultâneo e actua nos níveis energéticos do indivíduo, com ligação aos ritmos cósmicos e naturais.
É na Prevenção de Doenças e no tratamento das Doenças Cronicas que a Medicina Chinesa encontra a sua vocação e dispõe de competências específicas diferenciadoras da Medicina Convencional.
A Medicina Chinesa faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade e adequação do processo terapêutico a cada paciente.
Visando o bem-estar e a saúde do indivíduo, a Medicina Chinesa procura por um lado prevenir doenças, por outro, quando diagnosticada uma patologia, identificar e eliminar as causas da doença, promovendo a cura natural.

Antes de iniciar qualquer tratamento o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de sinais subtis e de aparências do organismo.

No diagnóstico, cada vez mais, a Medicina Chinesa faz uso de meios de avaliação ocidentais, com impacto muito relevante na qualidade e rigor dos diagnósticos, demonstrando a progressiva integração entre a Medicina Chinesa e a Medicina Convencional.

Com a identificação da origem da patologia o Especialista em Medicina Chinesa fica habilitado a elaborar o programa terapêutico adequado à disfunção em causa e ajustado ao paciente.
Na Prevenção de Doenças a Medicina Chinesa faz uso da sua experiência milenar e do seu carácter abrangente e multi-disciplinar.

Indivíduos acompanhados com alguma regularidade pela Medicina Chinesa, obtêm excelentes resultados na Prevenção de Doenças, com benefícios significativos na saúde e bem-estar.

Doenças Crónicas

A Medicina Chinesa é uma medicina abrangente, completa e multi-disciplinar, dispondo das competências necessárias ao tratamento de qualquer tipo de patologia, em particular Doenças Crónicas.
A perspectiva energética que a Medicina Chinesa utiliza no diagnóstico e no processo terapêutico, conferem-lhe uma fortíssima vocação e uma estratégia própria para o tratamento das doenças crónicas.

A Medicina Chinesa tem registado casos clínicos de sucesso em Doenças Crónicas:

Alergias
Asma, Problemas Respiratórios
Diabetes
Doenças Infantis
Dores Musculares, Recuperação Pós-Operatória
Dores Reumáticas
Efeitos Secundários Quimioterapia
Enxaqueca e Dor de Cabeça
Excesso de Peso, Obesidade
Fibromialgia
Hiperidrose
Hipertensão
Problemas digestivos, obstipação
Problemas Ginecológicos, Infertilidade
Stress, Ansiedade, Depressão

Acupuntura

A Acupuntura é a disciplina da Medicina Chinesa mais divulgada e mais utilizada.
A sessão de Acupuntura consiste na colocação de agulhas descartáveis, muito finas em pontos específicos do corpo localizados nos meridianos e relacionados com os órgãos onde se pretende actuar.

Massagem Tuiná

A Massagem Tuiná é uma técnica específica da Medicina Chinesa executada após um diagnóstico, com o objectivo de contribuir para a cura ou para a Prevenção de Doenças.

A Massagem TuiNá executada por Especialista em Medicina Chinesa, permite obter excelentes resultados terapêuticos.

Fitoterapia

A Fitoterapia, o mais antigo sistema de cura do mundo utiliza, com fins terapêuticos, plantas medicinais misturadas através de fórmulas, algumas delas seculares garantindo a ausência de efeitos secundários.
Enquanto que a maior parte dos medicamentos ocidentais que utilizam plantas resultam da extracção de apenas uma pequena parte, o seu princípio activo, a fitoterapia utiliza a quase totalidade da planta, no pressuposto de que o efeito da utilização da planta é diferente do efeito do somatório dos componentes.

A Fitoterapia faz uso de algas, bolbos, raízes, flores, cascas, sementes e folhas, sendo especialmente adequada para doenças crónicas, como a asma, depressão, problemas digestivos, doenças de pele e alérgicas, tensão, infecções e muitas outras.

Moxabustão

Na Moxabustão é aplicado calor aos pontos de acupunctura, obtido através da combustão de “lã” de moxa, proveniente das folhas de uma planta medicinal – artemisia vulgaris.

A aplicação de Moxabustão liberta um cheiro intenso e elevada temperatura.

Assegurando os efeitos terapêuticos semelhantes aos da utilização de agulhas, a moxabustão é mais utilizada durante o tempo frio ou moderado, sendo muito eficaz quando articulada com outras disciplinas da Medicina Chinesa.

Actualmente são utilizados dispositivos electrónicos substitutos da moxabustão tradicional, com a mesma eficácia e de aplicação mais expedita.

Dietética

Dietética é outra técnica específica da Medicina Chinesa utilizada quando o diagnóstico justifica a prescrição de uma dieta como complemento da Acupunctura e da Fitoterapia.

Na sequência do diagnóstico pode verificar-se o interesse fazer incidir a alimentação em tipos de alimentos yin ou yang conforme a patologia e o estado de saúde.

A Dietética da Medicina Chinesa é amplamente utilizada na Prevenção de Doenças.

Chikung

O Chikung (ou Qigong), baseado na postura e movimentos de animais, consiste numa ginástica executada lentamente e que actua ao nível do controlo de energia no corpo.

Em algumas patologias, como a Fibromialgia, o processo terapêutico inclui exercicios de ChiKung especificos.

No nosso centro, todos os nossos terapêutas são formados e creditados pelo ministério da saúde chines. Avalie o seu estado de saúde, fazendo um diagnóstico de MTC.

Lembre-se que, a prevenção é o melhor remédio!