segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Medicina Tradicional Chinesa

Prevenção de Doenças

A Medicina Chinesa, também chamada Medicina Tradicional Chinesa - MTC é um método terapêutico com mais de 5 mil anos, que analisa cada paciente nas vertentes físicas e psíquicas em simultâneo e actua nos níveis energéticos do indivíduo, com ligação aos ritmos cósmicos e naturais.
É na Prevenção de Doenças e no tratamento das Doenças Cronicas que a Medicina Chinesa encontra a sua vocação e dispõe de competências específicas diferenciadoras da Medicina Convencional.
A Medicina Chinesa faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade e adequação do processo terapêutico a cada paciente.
Visando o bem-estar e a saúde do indivíduo, a Medicina Chinesa procura por um lado prevenir doenças, por outro, quando diagnosticada uma patologia, identificar e eliminar as causas da doença, promovendo a cura natural.

Antes de iniciar qualquer tratamento o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de sinais subtis e de aparências do organismo.

No diagnóstico, cada vez mais, a Medicina Chinesa faz uso de meios de avaliação ocidentais, com impacto muito relevante na qualidade e rigor dos diagnósticos, demonstrando a progressiva integração entre a Medicina Chinesa e a Medicina Convencional.

Com a identificação da origem da patologia o Especialista em Medicina Chinesa fica habilitado a elaborar o programa terapêutico adequado à disfunção em causa e ajustado ao paciente.
Na Prevenção de Doenças a Medicina Chinesa faz uso da sua experiência milenar e do seu carácter abrangente e multi-disciplinar.

Indivíduos acompanhados com alguma regularidade pela Medicina Chinesa, obtêm excelentes resultados na Prevenção de Doenças, com benefícios significativos na saúde e bem-estar.

Doenças Crónicas

A Medicina Chinesa é uma medicina abrangente, completa e multi-disciplinar, dispondo das competências necessárias ao tratamento de qualquer tipo de patologia, em particular Doenças Crónicas.
A perspectiva energética que a Medicina Chinesa utiliza no diagnóstico e no processo terapêutico, conferem-lhe uma fortíssima vocação e uma estratégia própria para o tratamento das doenças crónicas.

A Medicina Chinesa tem registado casos clínicos de sucesso em Doenças Crónicas:

Alergias
Asma, Problemas Respiratórios
Diabetes
Doenças Infantis
Dores Musculares, Recuperação Pós-Operatória
Dores Reumáticas
Efeitos Secundários Quimioterapia
Enxaqueca e Dor de Cabeça
Excesso de Peso, Obesidade
Fibromialgia
Hiperidrose
Hipertensão
Problemas digestivos, obstipação
Problemas Ginecológicos, Infertilidade
Stress, Ansiedade, Depressão

Acupuntura

A Acupuntura é a disciplina da Medicina Chinesa mais divulgada e mais utilizada.
A sessão de Acupuntura consiste na colocação de agulhas descartáveis, muito finas em pontos específicos do corpo localizados nos meridianos e relacionados com os órgãos onde se pretende actuar.

Massagem Tuiná

A Massagem Tuiná é uma técnica específica da Medicina Chinesa executada após um diagnóstico, com o objectivo de contribuir para a cura ou para a Prevenção de Doenças.

A Massagem TuiNá executada por Especialista em Medicina Chinesa, permite obter excelentes resultados terapêuticos.

Fitoterapia

A Fitoterapia, o mais antigo sistema de cura do mundo utiliza, com fins terapêuticos, plantas medicinais misturadas através de fórmulas, algumas delas seculares garantindo a ausência de efeitos secundários.
Enquanto que a maior parte dos medicamentos ocidentais que utilizam plantas resultam da extracção de apenas uma pequena parte, o seu princípio activo, a fitoterapia utiliza a quase totalidade da planta, no pressuposto de que o efeito da utilização da planta é diferente do efeito do somatório dos componentes.

A Fitoterapia faz uso de algas, bolbos, raízes, flores, cascas, sementes e folhas, sendo especialmente adequada para doenças crónicas, como a asma, depressão, problemas digestivos, doenças de pele e alérgicas, tensão, infecções e muitas outras.

Moxabustão

Na Moxabustão é aplicado calor aos pontos de acupunctura, obtido através da combustão de “lã” de moxa, proveniente das folhas de uma planta medicinal – artemisia vulgaris.

A aplicação de Moxabustão liberta um cheiro intenso e elevada temperatura.

Assegurando os efeitos terapêuticos semelhantes aos da utilização de agulhas, a moxabustão é mais utilizada durante o tempo frio ou moderado, sendo muito eficaz quando articulada com outras disciplinas da Medicina Chinesa.

Actualmente são utilizados dispositivos electrónicos substitutos da moxabustão tradicional, com a mesma eficácia e de aplicação mais expedita.

Dietética

Dietética é outra técnica específica da Medicina Chinesa utilizada quando o diagnóstico justifica a prescrição de uma dieta como complemento da Acupunctura e da Fitoterapia.

Na sequência do diagnóstico pode verificar-se o interesse fazer incidir a alimentação em tipos de alimentos yin ou yang conforme a patologia e o estado de saúde.

A Dietética da Medicina Chinesa é amplamente utilizada na Prevenção de Doenças.

Chikung

O Chikung (ou Qigong), baseado na postura e movimentos de animais, consiste numa ginástica executada lentamente e que actua ao nível do controlo de energia no corpo.

Em algumas patologias, como a Fibromialgia, o processo terapêutico inclui exercicios de ChiKung especificos.

No nosso centro, todos os nossos terapêutas são formados e creditados pelo ministério da saúde chines. Avalie o seu estado de saúde, fazendo um diagnóstico de MTC.

Lembre-se que, a prevenção é o melhor remédio!